Aqui vai-se falar da cultura em geral De música e literatura em particular

14
Jun 10

Mais uma vez tenho a honra e felicidade de noticiar o lançamento de um livro de poesia cujo autor é um dos primeiros amigos que fiz na blogosfera.

Desta feita, é com muito gosto que convido em nome do autor MIGUEL BEIRÃO, a assistirem à sessão de lançamento do livro "BALADA DA LIBERDADE  - Sonho Por Sonho", no próximo sábado dia 19 de Junho, pelas 22 horas, no PÁTIO DAS LETRAS, sito na rua DR. Cândido Guerreiro, nº 26 em Faro.

 

Obra e autor serão apresentados por Lígia Faria, prevendo-se neste evento a presença de vários outros poetas amigos do autor, nomeadamente: Abel Beirão; António Garrochinho; Gilberto Cristina; Teobaldo Rosa; Tó Calçada; Zé Vitorino; Miguel Tiago e Maria da Glória que fará a leitura de alguns poemas. Quem comparecer vai também assistir à participação do Grupo de Charolas da freguesia de Santa Bárbara de Nexe, terra do autor.

 

Este livro tem uma belíssima capa da autoria de Dorabela Graça e é prefaciado pela , muito requisitada poetisa, Ausenda Hilário.

 

Para quem não conhece a poesia do Miguel Beirão posso garantir que valerá a pena segui-la e ler com muita atenção, não só pela qualidade mas também por ser um género que tem vindo a perder visibilidade, falo da poesia estilo popular, em que o autor expõe a sua visão sobre vários aspectos da sociedade actual de um modo cru, acutilante e sem papas na língua, não deixando de ser de fácil leitura. Julgo não estar a cometer uma inconfidência se disser que este livro aparece em edição de autor porque infelizmente ainda existe editoras que tentam criar limites aos criadores, recusando-se a publicar textos que podem ser incómodos; um tipo de censura à democrata. O próprio nome do livro remete-nos para essa temática que, vai-se lá saber porquê, passados todos estes anos ainda não se extinguiu. Mas isso são contas de outro rosário e o mais importante é que o Miguel Beirão decidiu, por sua conta e risco, premiar-nos com este livro e dar a conhecer toda a sua capacidade poética e crítica - que é muita.

 

Dito isto, creio que, para quem for assistir a este evento, vai ser, com toda a certeza, um serão em cheio.

 

A ti Miguel, desejo as maiores felicidades e que este BALADA DA LIBERDADE seja o primeiro de muitos e bons livros de poesia.

 

Manu dixit

publicado por manu às 22:48
tags: ,

Olá Joe! Os obstáculos que aparecem aquando das tentativas de editar primeiras obras são enormes - tu também passaste por isso - e a visibilidade nem sempre é a melhor. Perante este cenário, acaba por ser normal (embora errado) que alguns poetas tenham ainda mais dificuldade devido ao teor "contestatário" dos seus poemas. O Miguel Beirão, cuja poesia conheço desde que entrei neste mundo virtual, é uma dessas vozes que nos dá, através dos seus poemas, imagens muito realistas da sociedade actual e por isso encontrou mais resistência ao tentar publicar o seu 1º livro.
Infelizmente, Portugal continua a ser um país onde os autores só têm duas formas de se fazer notar; por cunhas ou por mérito. Os que optam pela segunda sabem que o caminho é espinhoso e têm de lutar contra as forças de oposição instaladas - que são muitas - ficando por isso sujeitos à pouca visibilidade e um pouco à margem dos grandes mercados. É por essa razão que faz todo o sentido que entre nós exista maior divulgação dos nossos trabalhos. De outra forma acabaremos sempre por ficar na prateleira mais alta e funda, longe dos olhares daqueles que lêem poesia.
Espero que o " DETRÀS DA SOMBRA" esteja a corresponder ás tuas espectativas e que continues a desfrutar desse momento, que é único.
Forte abraço.
manu a 17 de Junho de 2010 às 02:56

Olá. Tens razão naquilo que dizes, feliz e infelizmente. Infelizmente por estas situações se verificarem, mas felizmente por haver quem esteja atento a elas e lhes dê a volta. Espero que, agora que o livro dele está publicado, o Miguel Beirão possa dar uma boa resposta aos que duvidaram do seu valor. Digo-o sem conhecer a escrita dele, porque confio na tua crítica. Quanto ao meu livro, é um assunto mais ou menos encerrado. Fiz o lançamento, divulguei-o localmente, cumpri um objectivo e agora estou pronto para esquecê-lo e simplesmente continuar a melhorar a minha escrita. Ainda não ponho a hipótese de um segundo livro, em boa parte porque não quero que seja apenas um "Detrás da Sombra - Take 2". Antes de ocupar mais espaço nas prateleiras com outro livro, quero garantir que ele vai apresentar uma evolução considerável em relação ao primeiro e não apenas andar ali à volta do mesmo. Com a qualidade de escritores que existem e que tenho descoberto, não quero "roubar" um espaço na prateleira que, se calhar, seria mais digno deles que de mim!
Joe a 19 de Junho de 2010 às 03:04

Este teu comentário é revelador das caracteristicas que identifiquei ao ler a tua poesia, isto é, grande maturidade e pés bem assentes no chão; coisa rara em jovens da tua idade. Parabéns por isso.
Abraço.
manu a 20 de Junho de 2010 às 00:17

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
15
16
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29


links
Posts mais comentados
22 comentários
18 comentários
16 comentários
12 comentários
12 comentários
comentários recentes
Parabéns ao apresentador e à autora!Bjo!
otimos comentarios de Simon Scarrow,
Que surpresa!!!!Beijocas
E dia 22 lá estarei muito, muito orgulhosa :)Beijo
Meu querido amigo venho desejar um excelente 2011 ...
Gostei muito da apresentação que o Xavier fez do t...
Olá meu amigo como pode verificar não fica atrás a...
Olá Fátima! Com a saúde não se brinca, espero que ...
Meu amigo é com tristeza que venho pedir desculpa ...
Olá Manelita! E não precisas passar factura. Beijo...
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO