Aqui vai-se falar da cultura em geral De música e literatura em particular

30
Ago 09

Desta vez tenho três sugestões para vos fazer, cada uma de um género diferente. Muitos dos que me lêem, sabem do meu ecletismo na leitura e os livros que aqui vou falar são a prova disso.

 

Vou começar por um romance histórico, Razões de Coração de Álvaro Guerra editado pelas Publicações Dom Quixote. Neste romance temos como pano de fundo a vila de Mafra e o seu famoso convento, durante a invasão francesa. Com uma linguagem muito própria da época mas mesmo assim bastante acessível, o autor dá-nos a conhecer vários personagens, cada um com um modo muito próprio de encarar a presença das tropas de Junot. Desde aristocratas ao clero, passando por militares e população, estão representados os vários sectores da sociedade e a cada um deles cabe um final de história diferente. Temos intriga, romance, deboche, batalhas, todos os elementos essenciais a uma boa história. A mais-valia deste livro é ter sido escrito por um português, logo não se perdem pormenores por má tradução.

 

A segunda sugestão é de um dos grandes vultos e quiça impulsionador das histórias fantásticas e policiais. Falo do norte-americano, mas universal, Edgar Allan Poe. Histórias escolhidas por um sarcástico editado pela Saída de emergência é um livro com 14 contos. Para quem não conhece o trabalho de Poe, talvez surpreenda um pouco o absurdo que são estas pequenas histórias. Mas é apartir desse registo menos convencional que o autor expõe, sarcásticamente, os seus pontos de vista sobre a sociedade em geral e a crítica literária da sua época.

 

A última sugestão de hoje (não podia ser outra) é um livro de poesia. No seguimento de algumas sugestões anteriores, o livro que proponho Poetas russos da Relógio D'Água (para variar) é um género de colectânea com poesias de Oito poetas entre os quais podemos encontrar as nossas bem conhecidas Marina Tsvetaieva e Anna Akhmatova. A juntar a estas duas grandes poetisas temos também poemas de Aleksandr Blok, Serguéi Iessénine, Vladimir Maiakovski, Boris Pasternak, Bulat Okudjava,e Ievgueni Ievtuchenko.

 

Boas Leituras

 

publicado por manu às 16:00
tags:

Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21

23
24
25
26
27
28
29



links
Posts mais comentados
22 comentários
18 comentários
16 comentários
12 comentários
12 comentários
comentários recentes
Parabéns ao apresentador e à autora!Bjo!
otimos comentarios de Simon Scarrow,
Que surpresa!!!!Beijocas
E dia 22 lá estarei muito, muito orgulhosa :)Beijo
Meu querido amigo venho desejar um excelente 2011 ...
Gostei muito da apresentação que o Xavier fez do t...
Olá meu amigo como pode verificar não fica atrás a...
Olá Fátima! Com a saúde não se brinca, espero que ...
Meu amigo é com tristeza que venho pedir desculpa ...
Olá Manelita! E não precisas passar factura. Beijo...
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO