Desta vez tenho três sugestões para vos fazer, cada uma de um género diferente. Muitos dos que me lêem, sabem do meu ecletismo na leitura e os livros que aqui vou falar são a prova disso.
Vou começar por um romance histórico, Razões de Coração de Álvaro Guerra editado pelas Publicações Dom Quixote. Neste romance temos como pano de fundo a vila de Mafra e o seu famoso convento, durante a invasão francesa. Com uma linguagem muito própria da época mas mesmo assim bastante acessível, o autor dá-nos a conhecer vários personagens, cada um com um modo muito próprio de encarar a presença das tropas de Junot. Desde aristocratas ao clero, passando por militares e população, estão representados os vários sectores da sociedade e a cada um deles cabe um final de história diferente. Temos intriga, romance, deboche, batalhas, todos os elementos essenciais a uma boa história. A mais-valia deste livro é ter sido escrito por um português, logo não se perdem pormenores por má tradução.
A segunda sugestão é de um dos grandes vultos e quiça impulsionador das histórias fantásticas e policiais. Falo do norte-americano, mas universal, Edgar Allan Poe. Histórias escolhidas por um sarcástico editado pela Saída de emergência é um livro com 14 contos. Para quem não conhece o trabalho de Poe, talvez surpreenda um pouco o absurdo que são estas pequenas histórias. Mas é apartir desse registo menos convencional que o autor expõe, sarcásticamente, os seus pontos de vista sobre a sociedade em geral e a crítica literária da sua época.
A última sugestão de hoje (não podia ser outra) é um livro de poesia. No seguimento de algumas sugestões anteriores, o livro que proponho Poetas russos da Relógio D'Água (para variar) é um género de colectânea com poesias de Oito poetas entre os quais podemos encontrar as nossas bem conhecidas Marina Tsvetaieva e Anna Akhmatova. A juntar a estas duas grandes poetisas temos também poemas de Aleksandr Blok, Serguéi Iessénine, Vladimir Maiakovski, Boris Pasternak, Bulat Okudjava,e Ievgueni Ievtuchenko.
Boas Leituras