Aqui vai-se falar da cultura em geral De música e literatura em particular

07
Nov 09

Por norma costumo fazer referência a três livros por artigo, no entanto, desta vez vou falar de sete (o meu número da sorte), pelo simples facto de serem da mesma editora.

Aqueles que acompanham estes meus artigos sabem que tenho assistido a alguns eventos realizados pela Temas Originais (tertúlia e sessões de lançamento de livros)

Não é de estranhar, pois, que tenha adicionado alguns desses livros à minha biblioteca pessoal.

O único elo de ligação entre cada um dos livros que vou referir é - outra coisa não seria de esperar - a poesia. E mesmo esta apresenta-se em diferentes estilos, conceitos e formas.

Para facilitar um pouco a minha missão vou falar de cada um deles por ordem alfabética do autor com excepção do último por ser um repetente nestes artigos.

Passemos então aos livros e à poesia:

Cem poemas... diversos António Boavida Pinheiro - São cem sonetos que abordam inúmeros temas; desde os aspectos sociais à questão meramente individual; desde os mais introspectivos até ao banal; neste livro encontramos, acima de tudo, um extremo cuidado, por parte do poeta, em fazer passar as suas ideias de forma clara sem cair na tentação das rimas fáceis e banais.

Ser poeta António MR Martins - Este é um livro mais heterogénio no que diz respeito à forma como o poeta apresenta a sua visão do mundo. Embora também existam sonetos, estes são apenas uma das modalidades utilizadas e são intercalados com poemas de estilo livre, redondilhas, prosa poética, sextilhas, etc. Neste livro o poeta informa-nos sobre o que o seu lado mais atento tem observado e refletido.

Canteiros de Esperança Fernanda Esteves - Este é um livro belíssimo sobre a condição humana. A autora expressa, ao longo de todo o livro, os seus pensamentos sobre a vida na perspectiva de uma mulher - ser único mas com várias faces - mãe, mulher, ser humano com ideias próprias.

Caminho da vontade Paulo Afonso Ramos - Neste livro o poeta desdobra-se em vários "personagens" e disseca a vida e tudo o que a envolve como se estivesse em permanente diálogo. Com pequenos poemas de estilo livre e outros mais elaborados, o poeta revela os seus pensamentos mais mundanos como se tratasse dos assuntos mais urgentes e imperativos.

Interlúdios da certeza Vicente Ferreira da Silva - De todos os livros que hoje aqui falo este é, perdoe-me o autor, o que menos gostei. Embora os temas que servem de base aos poemas sejam actuais e digam respeito a cada um de nós, não me agradou a forma "quântica" como o poeta resolveu apresentá-los. Talvez o defeito não seja dele mas sim do leitor, no entanto, nem todos os que gostam de poesia têm os conhecimentos académicos para dissecar a mensagem de cada um do poemas. Para quem percebe da "mecânica de Newton", de "ondas e partículas/ frequências e resistências dos electrões", ou de termodinâmica, então este é um livro a adquirir.

Coimbra ao som da água Xavier Zarco - Este pequeno livro, a cuja apresentação eu assisti, contém 25 poemas dedicados a 25 fontes e chafarizes de Coimbra, que o poeta conhece. Embora muito limitado pelo objecto temático, o autor consegue revelar-nos não só histórias mas também pensamentos que essas fontes e chafarizes lhe sugerem. Depois de ter lido este livro e talvez pelo elemento comum a todos os 25 poemas, fiquei com sede de mais poesia deste autor.

E para o fim deixei Entre o longe e o distante do poeta e agora amigo da blogosfera Vítor Cintra - e não lhe faço nenhum favor ao dizer que este livro é a continuação lógica do anterior Pedaços do meu sentir. A heterogeneidade de estilos e temas permanece mas desta vez o poeta leva-nos numa viagem através das suas reflexões mais humanas e socialmente mais atentas.

 

Boas Leituras

publicado por manu às 07:21
tags:

Olá amigo Manu,

Estou a ver que nos andas a habituar muito bem... com boas sugestões!

Hei-de ler!

E obrigada...

bjs
Breizh da Viken a 8 de Novembro de 2009 às 18:05

Olá Poetamorrente! Dentro do tempo disponível, vou fazendo referência ao que tenho lido. E está a ficar complicado falar de todos. Beijos
manu a 8 de Novembro de 2009 às 19:16

Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

23
24
25
26
27

29
30


links
Posts mais comentados
22 comentários
18 comentários
16 comentários
12 comentários
12 comentários
comentários recentes
Parabéns ao apresentador e à autora!Bjo!
otimos comentarios de Simon Scarrow,
Que surpresa!!!!Beijocas
E dia 22 lá estarei muito, muito orgulhosa :)Beijo
Meu querido amigo venho desejar um excelente 2011 ...
Gostei muito da apresentação que o Xavier fez do t...
Olá meu amigo como pode verificar não fica atrás a...
Olá Fátima! Com a saúde não se brinca, espero que ...
Meu amigo é com tristeza que venho pedir desculpa ...
Olá Manelita! E não precisas passar factura. Beijo...
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO