Aqui vai-se falar da cultura em geral De música e literatura em particular

22
Nov 09

 

Já todos repararam que sou um devorador de livros. E a minha fome de ler é tanta que, apesar de ultimamente o meu tempo ser escasso, não abdico deste meu hábito. Digo isto para justificar o facto de ter vindo a acumular um grande número de livros já lidos sem que consiga falar deles aqui em tempo útil. Para ficarem com uma ideia mais correcta do que estou a falar, digo-vos que se eu conseguir voltar a escrever um destes artigo por semana e nele fazer referência a três livros, vai chegar o fim do ano e não conseguirei falar de todos os que li nos últimos dois meses. Se a estes juntarem os que entretanto vou ler...

Preâmbulos à parte, passemos às sugestões de hoje, todas de poesia.

Vou começar por um livro que descobri por acaso, cuja autora já conhecia mas num outro registo; romance histórico. Intertexto submerso de Maria Helena Ventura editado pela Editorial escritor é uma agradável surpresa. São poemas em estilo livre que transmitem as reflexões da autora sobre a vida, desde a intimidade às relações do dia a dia, da condição feminina aos problemas globais. Ao longo da leitura deste livro vamos tomando consciência do porquê do nome escolhido. Intertexto submerso é o poema que resulta da leitura dos titulos de todos os outros que compõem este livro. A confirmação deste facto tive-a ao ler o índice como se de um poema se tratasse, genial.

A minha segunda sugestão, De luz e de sombra da Papiro editora é uma antologia poética com trabalhos de 17  poetas portugueses, de norte a sul. Neste livro encontramos uma heterogeneidade de estilos e temas, nem todos bem conseguidos, mas que no compto geral fazem destas 229 páginas um bom livro de poesia.

Por último, deixo aqui um apelo a todos os que resolvem dar algum crédito às minhas sugestões, não deixem de comprar Obra poética de David Mourão Ferreira editado pela Editorial presença. Este livro é simplesmente soberbo. São 409 páginas da melhor poesia feita em português. Diversidade de estilos, conceitos e temas num cuidado extremo com o uso da lingua portuguesa. Confesso que conhecia muito pouco da obra de David Mourão Ferreira mas ainda fui a tempo de saborear este magnífico poeta português. Este é um daqueles livros que não devem faltar numa boa biblioteca, e a minha já o tem.

 

Boas leituras

 

 

 

publicado por manu às 12:53
tags:

Olá
Hoje posso dizer que me adiantei, pois comprei já há algum tempo a obra poética
de David Mourão Ferreira, confesso que não li tudo ainda, de vez em quando dou uma
volta e leio um pouco.
Tenho comprado muito devo dizer, na feira do livro, mais prosa, com intenção de ler à
lareira, mas e tempo? Desde que entrei no Luso, até meu blog já sofre com a minha ausência,
e então os amigos?! Meu Deus.

Mas hoje arranjei este pedacinho de tempo, para vir aqui, já sabe que não dispenso.

Abraço amigo
da rosa
rosafogo a 29 de Novembro de 2009 às 20:43

Olá Rosafogo! Sei bem o que é isso da falta de tempo. Também me tenho queixado do mesmo, mas sempre vou arranjando algum para ir a sessões de lançamento de alguns livros. Só que depois fico sem ele para poder fazer estes meus artigos com mais actualidade. Estou a ler o 2º dos livros que adquiri na sessão de sábado passado e quero ver se falo deles brevemente pois tenho estado a acumular demasiados que também merecem ser referenciados. Isto para não falar dos que esperam vez para serem lidos.
Vou ver qual é o próximo evento do género e depois digo-lhe. Ía ser muito agradável voltar a encontrá-la numa destas sessões.
Grande abraço.
manu a 29 de Novembro de 2009 às 23:30

Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

23
24
25
26
27

29
30


links
Posts mais comentados
22 comentários
18 comentários
16 comentários
12 comentários
12 comentários
comentários recentes
Parabéns ao apresentador e à autora!Bjo!
otimos comentarios de Simon Scarrow,
Que surpresa!!!!Beijocas
E dia 22 lá estarei muito, muito orgulhosa :)Beijo
Meu querido amigo venho desejar um excelente 2011 ...
Gostei muito da apresentação que o Xavier fez do t...
Olá meu amigo como pode verificar não fica atrás a...
Olá Fátima! Com a saúde não se brinca, espero que ...
Meu amigo é com tristeza que venho pedir desculpa ...
Olá Manelita! E não precisas passar factura. Beijo...
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO