Aqui vai-se falar da cultura em geral De música e literatura em particular

18
Out 08

 

 

Acabei agora mesmo, huf!, de ler um livro sobre os hábitos de leitura dos americanos, de 1993 a 2006. Que desilusão. Não que eu esperasse encontrar nas listas de bestsellers alguma referência a Tolstói, Flaubert, Balzac ou a Kafka, mas não me surpreenderia se Saramago, Garcia Marquez, Paulo Coelho ou Sándor Márai e Dezso Kosztolányi aí figurassem. Debalde. Nem o americaníssimo Ernest Hemingway é referenciado. A desilusão foi tão grande com este livro que nem me darei ao trabalho de o referenciar para que aqui não fique nenhum registo do pior livro que alguma vez li. Apenas na última página vi um parágrafo que vale a pena reproduzir e que não é da autoria dos, passe a redundância, autores, mas sim de quem redigiu um relatório sobre este tema, em 2002.

"Se a literacia é a base para a participação na vida social, então a literatura- e em particular a leitura de obras literárias- é essencial para uma compreensão saudável e profunda de uma sociedade democrática, e para participar nela"

Deixo aqui o meu mais profundo desejo que leiam de acordo com a frase acima citada, isto é, leiam sempre aquilo que vos pode ajudar a ter um papel mais activo e interventivo na sociedade.

publicado por manu às 22:03
sinto-me: ultrajado
Sugestão: leiam com sabedoria

Que essa semana seja para você, um início
de vida Inteiramente Azul. Que o mau
humor e as coisas ruins fiquem bem longe
de você. Que possa comemorar cada
novo dia e aceite cada momento como um
presente especial da vida. Que possa
declarar, demonstrar e receber muito amor.
Que sonhe e voe cada vez mais alto,
e alcance seus sonhos!
Rosa Gardênia.
rgardenia a 19 de Outubro de 2008 às 16:48

Agradeço a simpatia das suas palavras e espero que você passe a ser frequentadora dos meus (seus) espaços. Como disse no seu blog, as minhas visitas serão certas.Tudo de bom para você.
manu a 19 de Outubro de 2008 às 16:55

Olá amigo! Mais um excelente comentário, se é bem verdade que têm muito dinheiro, também é que cultura têm pouca. Ao passar os olhos em alguns vídeos do youtube com o Presidente Bush a responder a algumas perguntas dos jornalistas sobre geografia mundial!!! Tsss.Fica tudo explicado.
Já agora vou-te aconselhar a leitura de um livro que li já algum tempo e que adorei. Chama-se O Físico - Noah Gordon, é uma história de vida excelente.
filipe a 21 de Outubro de 2008 às 09:06

Olá Filipe. Bem vindo,uma vez mais, a este nosso cantinho de cultura. Ainda hoje em conversa com alguns colegas sobre o que representam os americanos, houve alguém que disse uma frase que vai de encontro ao que afirmas. "Se o critério de classificação dos países fosse a cultura, os americanos eram de longe o terceiro mundo. Agradeço a tua sugestão, vou tentar encontrar esse livro numa das próximas visitas às livrarias e depois darei a minha opinião aqui mesmo neste nosso blog. Podes não acreditar mas neste preciso momento tenho aqui ao meu lado 22 livros, à espera de serem lidos e estou a ler outros dois quase em simultâneo , um de poesia livre de Manuel António Pina e uma "quase" autobiografia de uma poetisa russa do principio do século passado chamada Marina Tsvietaieva . Devo acabá-los até ao final desta semana. Obrigado pela visita. Um abraço.
manu a 21 de Outubro de 2008 às 19:24

Ops!!!!.. encalhei aqui... como gostei... ancorei!
Não sabia deste teu blog. Muito interessante, oportuno e necessário!
Ficou irremediavelmente na minha lista de visitas. Obrigada por ele.
Mostras aqui um pouco da tua personalidade, os blogs são um bocadinho isso, um espelho, eu tambem tenho um outro espelho (pequenino) vai espreitar - www.tempoagreste.blospot.com.
Em relação ao teu desejo de leitura, nada mais certo amigo, ler aquilo que sempre nos pode ser util, quer em termos criativos, espirituais ou papel activo na sociedade.

Um beijo
Ausenda
Utopia das Palavras a 31 de Outubro de 2008 às 14:46

Fico muito contente pelas tuas palavras, obrigado. Este é o meu filho mais velho na blogosfera e tem por objectivo divulgar e comentar cultura, seja literária ou musical (as minhas duas grandes paixões). Neste momento tenho uma pilha enorme de livros à espera de serem lidos, logo que os vá terminando colocarei aqui as minhas reflexões. Aceito sugestões de leitura ou temas a discutir. O próximo post está quase pronto e prometo algumas surpresas. Um beijo

p.s. Vou já espreitar o teu espelho.
manu a 31 de Outubro de 2008 às 21:31

Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
15
16
17

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


links
Posts mais comentados
22 comentários
18 comentários
16 comentários
12 comentários
12 comentários
comentários recentes
Parabéns ao apresentador e à autora!Bjo!
otimos comentarios de Simon Scarrow,
Que surpresa!!!!Beijocas
E dia 22 lá estarei muito, muito orgulhosa :)Beijo
Meu querido amigo venho desejar um excelente 2011 ...
Gostei muito da apresentação que o Xavier fez do t...
Olá meu amigo como pode verificar não fica atrás a...
Olá Fátima! Com a saúde não se brinca, espero que ...
Meu amigo é com tristeza que venho pedir desculpa ...
Olá Manelita! E não precisas passar factura. Beijo...
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO