Aqui vai-se falar da cultura em geral De música e literatura em particular

05
Dez 09

Apesar do meu tempo, ser nesta altura do ano, muito limitado, lá vou conseguindo arranjar espaço para aparecer em alguns eventos de poesia. Desta vez, e para variar, marquei presença em mais uma sessão de lançamento de dois livros da editora"Temas originais". 

Como tenho vindo a dizer nos meus últimos artigos, sinto-me cada vez mais confortável nestes eventos. Desta vez estive largos minutos à conversa com um dos responsáveis da editora - o poeta Paulo Afonso Ramos - cujo blogue tenho seguido na plataforma blogspot.

Um pouco mais tarde do que a hora marcada mas perante uma das plateias mais compostas que vi num dos eventos da " Temas originais", deu-se inicio à apresentação de dois livros um de poesia e outros de contos, intercalados por alguns números musicais protagonizados por um cantor ucraniano.

 

O primeiro livro a ser apresentado foi Traços do destino da poetisa Vera Sousa Silva mas desenganem-se pois neste livro a autora dá a conhecer uma nova faceta literária bem distinta da poesia.

São oito os textos que compõem este primeiro passo no universo dos contos. Os temas são variados, vão desde o choque que representa enfrentar alguém com Alzheimer, até à traição, violência doméstica, ciúme possessivo, etc. Numa linguagem muito simples e escorreita a autora dá-nos uma visão feminina da vida e prende-nos desde a primeira palavra. Este é daqueles livros que se lê de uma assentada e nos faz reflectir bastante.  

No final a autora escreveu a seguinte dedicatória no meu exemplar: Ao Manu, com votos de boas leituras e uma vida cheia de encanto. Vera Sousa Silva. 28/11/09

 

O segundo livro Quase do feminino do poeta António MR Martins (repetente nestes meus artigos) é um trabalho de sentido único onde o autor expõe sem pudor todos os seus sentimentos pela sua musa de sempre, a esposa. A quase totalidade dos poemas que compõem este livro são uma forma que o poeta encontrou para dizer à sua cara metade todas as palavras que ficaram por dizer. 

No final o autor escreveu na dedicatória do meu exemplar: Para Manu, c/um abraço de agradecimento. António Martins. 2009-11-28

 

Não posso deixar de fazer referência a um momento bem bonito protagonizado pelo poeta José Manuel Brazão ( um habitual frequentador destes eventos da "Temas originais") que podem ler aqui. Ao artigo foi adicionado um comentário meu. Perante a gentileza do poeta José Manuel Brazão apenas me resta dizer: Obrigado, poeta! 

 

Quem quiser ver fotos deste evento pode clicar aqui. E para ver um slide do evento aqui.

 

Boas Leituras

publicado por manu às 11:57
tags:

Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

13
14
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


links
Posts mais comentados
22 comentários
18 comentários
16 comentários
12 comentários
12 comentários
comentários recentes
Parabéns ao apresentador e à autora!Bjo!
otimos comentarios de Simon Scarrow,
Que surpresa!!!!Beijocas
E dia 22 lá estarei muito, muito orgulhosa :)Beijo
Meu querido amigo venho desejar um excelente 2011 ...
Gostei muito da apresentação que o Xavier fez do t...
Olá meu amigo como pode verificar não fica atrás a...
Olá Fátima! Com a saúde não se brinca, espero que ...
Meu amigo é com tristeza que venho pedir desculpa ...
Olá Manelita! E não precisas passar factura. Beijo...
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO