Aqui vai-se falar da cultura em geral De música e literatura em particular

03
Nov 08

A minha busca por blogs de poesia continuou após ter encontrado os que referi no "poetas da blogosfera -um breve? comentário". Normalmente não acredito em coincidências mas desta vez não tenho outro remédio que não seja admitir a sua existência. Passo a explicar: encontrei (não vou voltar a cometer o erro de dizer "descobri") um blog (luabranca81.blogs.sapo.pt) que me fascinou de imediato pela força dos poemas que contém. A escrita é de uma simplicidade assustadoramente complexa, com principio, meio e fim bem encadeados e cadenciados. À autora desses poemas ( já lhe transmiti essa ideia) falta apenas acreditar mais no talento que tem. Apartir daí, o céu será o limite.

Pouco tempo depois, a minha fome de poesia levou-me até miguelbeirão76.blogs.sapo.pt. A criatividade não tem limites e qualquer tema é um bom tema para este poeta da blogosfera. O talento existe em proporção às verdades transmitidas e às feridas sociais focadas. Se fosse músico (não sei se não o é) o Miguel seria, sem dúvida, um músico intervencionista.

Quase simultaneamente conheci o trabalho de Utopia das palavras (poemas76.blogs.sapo.pt). O que escreve não faz juz ao nome (os poemas aqui escontrados são tudo menos utópicos, são aliás o inverso, são dogmas como todos os sentimentos que nos identificam) São pensamentos íntimos e de todos.

Estes três blogs foram encontrados quase simultaneamente e embora sejam três formas distintas de poesia (agora vem a coincidência) são todos da mesma área geográfica - Faro.

Sugiro que visitem estes blogs, não se vão arrepender. Há muito talento à solta em Faro.

 

http://luabranca81.blogs.sapo.pt/

http://miguelbeirao76.blogs.sapo.pt/

http://poemas76.blogs.sapo.pt/

  

publicado por manu às 23:00
Sugestão: visitem-nos

É de louvar o teu empenho na procura de "sítios" que te possam interessar e aqui no teu espaço fazeres referência a eles, fazendo a tua crítica sobre os mesmos.
Na parte que me toca, fico muito grata por isso e penso que também posso agradecer pelos outros blogs, e digo já o porquê, embora eles estejam por aí e o possam fazer também. Não penses que foi muita coincidência termos todos a mesma origem geográfica, na verdade é que somos todos amigos e temos a paixão pela poesia em comum, aliás, se reparares eu e o Miguel temos posts publicados, feitos em parceria. Gosto imenso da escrita de ambos!
Sobre o "Utopia das Palavras" entendo o que tu queres dizer, no entanto acho que as palavras não deixam de ser quimeras, ilusão no sentido criativo e poético da escrita, não se aplicando o mesmo ao sentimento de quem as escreve, esse sim, verdadeiro dogma.

Obrigado pelo teu post!
Um Beijo

Utopia das Palavras a 4 de Novembro de 2008 às 14:17

Quando pensei fazer este género de artigos neste blog a primeira ideia era exprimir a minha opinião sobre o que encontrava mas depois surgiu um factor que me fez alterar o conceito do artigo; a qualidade da escrita. Neste curto tempo que levo de internet tenho encontrado muito mais qualidade e talento do que pensava vir a encontrar. Posto isto, ao ler o que li nos vossos blogs a minha conclusão não podia ser diferente do que digo no artigo. Quanto ao factor coincidência, devo confessar que inicialmente não pensei na possibilidade de vocês se conhecerem mas o que me chamou mais a atenção para a viabilidade dessa hipótese foi o facto de num curto espaço de tempo todos vocês passarem a frequentar os meus blogs, o que agradeço. Quanto à questão da utopia e do dogma, não podia estar mais de acordo com as tuas palavras, o que pretendi dizer foi, e tu entendeste bem a ideia, o que escreves não tem nada de utópico porque a tua expressão escrita é o que todos nós sentimos, pensamos e dizemos, logo, o que nos dás a ler são os nossos dogmas em forma de poemas. Uma vez mais agradeço o teu comentário; é este intercambio de ideias que eu pretendia ao fazer este blog e é por comentários como o teu que eu acho ter tomado a decisão certa de fazer um blog dedicado aos temas culturais. Um beijo.
manu a 4 de Novembro de 2008 às 22:30

Antes de mais nada , agradeço o facto de dares relevo e sublinhares o blog Balada da Liberdade, o que muito me honra.
Tens toda a razão, não sou musico mas se o fosse seguia as pegadas do Pedro Barroso, Adriano, Zeca Afonso, Samuel, etc, etc .Sempre na vertente interventiva.
Escuso repetir o que a Ausenda escreveu alusivo ao facto de sermos os três amigos e travarmos a mesma luta.
Sobre mim, cultivo e defendo a poesia popular e exprimo através das quadras os meus sentimentos e revoltas diárias fazendo delas meu modo de vida.
O pouco tempo que leio as tuas quadras revejo-me naquilo que escreves e agrada me o facto de existir pessoas que dão o mesmo valor que eu dou a poesia.
Faço votos que assim continues e que continue a tua vontade de descobrir e divulgar novos talentos.
Um dia um grande poeta ,já falecido, meu conterrâneo numa desgarrada onde se fazia mais barulho que silêncio disse alto e em bom tom,

Faço versos com amor
Com o perigo do improvisar
Mas só lhe dá valor
Quem tiver valor para dar

(CIPRIANO LOZINHO)

Ao divulgares á sociedade
O Balada da Liberdade
Sinto-me homenageado
Mostraste ter sentimento
E em forma de agradecimento
O meu muito obrigado

(MiguelBeirão)

MBeirão a 6 de Novembro de 2008 às 00:26

Agradeço o comentário. Acho que o vosso talento deve ser mais exposto e podem considerar o meu artigo como uma pequena forma de ajudar nessa exposição. Como podes ler no subtítulo deste blog, este espaço pretende ser um meio de discussão e divulgação de cultura e, embora se possa contestar os meus critérios, todas as opiniões aqui expressas por mim são aquilo que realmente penso. Espero que este espaço venha a ter mais utilidade na divulgação dos talentos que existem por essa blogosfera . Não me alongo mais em considerações sobre o vosso trabalho que continuarei a acompanhar e a comentar, mas não queria terminar sem dizer que é para mim um orgulho muito grande ter em vocês leitores e apreciadores do que escrevo. Um abraço.
manu a 6 de Novembro de 2008 às 02:26

Faro tem de facto muitas pessoas com muito talento (nas mais variadas áreas). Pena é que a Cidade (e os cidadãos que são a cidade) esteja constantemente... rectifico... escolha constantemente estar de costas voltadas para essas mesmas pessoas. É muito difícil fazer-se algo nesta Cidade, pois Faro sufoca-se a si mesma e ao talento que vai surgindo. Já agora, aproveito para convidá-lo, quando puder, claro,dar um pulinho ao "D Café Bar", onde às Terças-Feiras há sempre uma Noite de Poesia.

"D Café Bar", sito na Rua Dr. Rodrigues Davim, n.º 44, Faro.
Valter Ego a 9 de Fevereiro de 2010 às 14:00

Olá Valter! Em primeiro lugar bem-vindo a estes meus espaços da blogosfera. É com alguma surpresa que vejo um dos meus primeiros artigos ser comentado mais de um ano após ter sido publicado. O mal de que fala não é exclusividade de Faro, por todo o país, de norte a sul, existe esse afastamento dos cidadãos com a cidade e vice versa. Os momentos em que parece existir simbiose entre as partes são, quase exclusivamente, produto da carolice de um punhado de gente que, contra tudo e todos, procura dar algum destaque ao que de melhor se faz, a nível cultural, neste caso estamos a falar de poesia, sem que com isso tenham muito a ganhar. Pena é que as autoridades com responsabilidades só apareçam quando a visibilidade de determinados eventos lhes pode ser útil. Enfim, resta-nos saber ultrapassar esse défice de interesse administrativo com empenho e determinação e acrescentar mais alguns capítulos de criação ao que nos foi legado pelos poetas do passado.
Quanto ao convite que me endereça, quem sabe com algum tempo disponível consiga, finalmente visitar a vossa cidade e assistir a uma dessas terças-feiras de poesia. Forte abraço.
manu a 9 de Fevereiro de 2010 às 18:33

Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

24
25
26
27
28
29



links
Posts mais comentados
22 comentários
18 comentários
16 comentários
12 comentários
12 comentários
comentários recentes
Parabéns ao apresentador e à autora!Bjo!
otimos comentarios de Simon Scarrow,
Que surpresa!!!!Beijocas
E dia 22 lá estarei muito, muito orgulhosa :)Beijo
Meu querido amigo venho desejar um excelente 2011 ...
Gostei muito da apresentação que o Xavier fez do t...
Olá meu amigo como pode verificar não fica atrás a...
Olá Fátima! Com a saúde não se brinca, espero que ...
Meu amigo é com tristeza que venho pedir desculpa ...
Olá Manelita! E não precisas passar factura. Beijo...
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO